Artigos

Como fazer o cadastro no gov.br

Como fazer o cadastro no gov.br?

Como fazer o cadastro no gov.br? Elaboramos esse guia para você criar a sua conta na plataforma do Ministério da Economia. Ela foi lançada em 2019 e, atualmente, conta com mais de 112 milhões de brasileiros cadastrados. 

Muito do sucesso rápido de adesão dessa iniciativa se dá ao fato do site evoluir todos os dias. Afinal, tem se tornando cada vez mais fácil e intuitivo de usar. No portal estão disponibilizados mais de 4,7 mil serviços públicos de mais de 200 órgãos e entidades federais. 

Vamos te mostrar ao longo do texto como fazer o cadastro no gov.br. Continue acompanhando e entenda. 

O que é o gov.br e como fazer o cadastro através da internet

O gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do Governo Federal. Portanto, é um portal do Governo que reúne em um só lugar vários serviços públicos, servindo como uma entrada única para as páginas institucionais da administração federal.  

O seu foco é tornar a relação das pessoas com o Estado mais simples e direta, facilitando também a identificação e autenticação do cidadão. Afinal, com um único usuário e senha é possível utilizar todos os serviços que estejam integrados ao portal.

Além disso, privilegia a segurança de dados e o controle do acesso unificado. 

Portanto, realizar esse cadastro é de extrema importância, pois é através dele que você terá acesso a serviços digitais do INSS, carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, prova de vida on-line, carteira digital de habilitação e uma série de serviços essenciais para todo cidadão.

Outro ponto interessante é que esse cadastro garante mais eficiência na hora de utilizar esses serviços. Afinal, diminui a necessidade do comparecimento presencial nesses órgãos públicos. 

Por exemplo, caso um estudante universitário comece o seu processo de inscrição na seleção do financiamento do FIES, ele será redirecionado para o site do Governo Federal e precisará realizar o login no gov.br, sem isso não será possível fazer a inscrição. Esse redirecionamento acontecerá com todos os programas que aderirem a essa conta única. 

Segurança e proteção dos dados

Ao finalizar o seu cadastro, aparecerá uma mensagem especificando o seu nível de conta  que pode ser: bronze, prata ou ouro. Essa será a sua identidade digital inicial. Você pode usar o nosso guia para subir o nível da conta gov.br para prata ou ouro.

Cada nível corresponde ao grau de exigência de segurança e privacidade do serviço solicitado e essa diferenciação segue as regras previstas no Decreto nº 10.543/2020.

Se você realizar o cadastro através da confirmação de dados, receberá a identidade bronze; se você realizar o cadastro através da confirmação bancária, receberá a identidade prata; e se você realizar o cadastro através da verificação da biometria facial com a instalação do aplicativo gov.br, receberá a identidade ouro.

Essa diferenciação serve para proteger você e os seus dados, mas você pode ser ainda mais cauteloso(a), optando por uma opção de segurança adicional: a verificação em duas etapas. 

A verificação em duas etapas, ou duplo fator, é uma ferramenta que evita que pessoas com más intenções utilizem a sua senha e login. 

Ao realizar esse processo, toda vez que sua conta no gov.br for acessada, você receberá uma notificação com um código no seu celular. E para continuar, será necessário informar esse código. 

Como criar conta no gov.br

Veja como realizar o seu cadastro no portal gov.br através do passo a passo detalhado que preparamos para você:

Primeiro passo – Acesse o site

  • Abra a página oficial do gov.br;
  • Ao lado direito da tela, você verá o título “Acesse sua conta com:”, e logo abaixo um campo de preenchimento escrito “Número do CPF“;
  • Digite seu CPF e clique em “Continuar“;

Segundo passo – Faça o processo de confirmação

  • Selecione a opção “Li e estou de acordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade”;
  • Selecione a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”.

Terceiro Passo – Realize o processo de reconhecimento facial 

  • Para essa etapa, você precisará baixar o aplicativo gov.br no seu celular;
  • Depois de instalado, abra o aplicativo e clique no botão “Ler QR Code”;
  • Depois vá novamente para o portal no seu computador e clique no botão azul do lado direito da tela escrito “Gerar QR Code”;
  • Faça a leitura do QR code através do leitor do aplicativo.

Caso você não tenha como realizar esse processo através do aplicativo, clique no botão escrito “Não tenho celular”.

Através dessa opção o cadastro só poderá ser realizado através do seu banco. Mas não se preocupe, o portal gov.br não terá acesso aos seus dados bancários, apenas ao seu CPF.

Se você também não quiser realizar o cadastro dessa maneira, clique no botão ao lado direito escrito “Tentar de outra forma”. Aparecerá uma tela em que você terá que confirmar alguns dados pessoais. 

Quarto passo – Valide o seu cadastro

Você precisará validar o cadastro inserindo seu número de telefone ou e-mail para o recebimento de um código de verificação. Mas atenção, o número de celular ou endereço de e-mail que você fornecer para realizar esse processo será permanente.

Quinto passo – Cadastre a sua senha

Agora você precisará cadastrar a sua senha seguindo as seguintes especificações: ter no mínimo 8 caracteres e no máximo 70, ter letra maiúscula e minúscula, ter números e ter símbolos (ex:@#$).

Sexto passo – Conclua o cadastro no site do governo

Por fim, aparecerá uma mensagem de “Parabéns” especificando o nível da sua conta. Clique no botão “Concluir” e pronto! Seu cadastro estará finalizado com sucesso e você acaba de criar conta gov.br para utilizar os serviços oferecidos.

No entanto, quando você terminar e voltar a acessar o portal, será necessário realizar um novo processo de confirmação através do seu endereço de e-mail. Informe o seu e-mail e depois insira o código de verificação no campo solicitado.

Agora sim você já tem uma conta gov.br e pode ter acesso a todos os serviços oferecidos.

Procuramos deixar o guia o mais simplificado possível, mas se você tiver alguma dificuldade específica para fazer o cadastro no site do Governo e criar a sua conta, nos informe nos comentários ao final da página.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.