Artigos

posso desistir do pedido de aposentadoria do INSS

Posso desistir do pedido de aposentadoria do INSS?

Posso desistir do pedido de aposentadoria do INSS? Afinal, com tantas regras e categorias, além de alterações, é comum que várias pessoas tenham dúvidas sobre esse benefício. Ou ainda, se é vantajoso ou não ter ele no momento. Isso porque há categorias que recebem mais, outras menos.

Portanto, antes de se aposentar, é necessário ter um planejamento previdenciário para dar entrada ao processo. Sem essa organização financeira também não é possível saber sobre qual o valor será a sua renda mensal depois de se aposentar.

Uma das dúvidas mais frequentes é “posso desistir do pedido de aposentadoria do INSS?” Continue acompanhando que vamos esclarecer essa e outras questões.

Como fazer esse planejamento de aposentadoria?

De acordo com a lei, o INSS deve orientar o trabalhador sobre qual modalidade de aposentadoria é mais benéfica para ele naquele momento. Porém isso não acontece na prática e, por isso, o cidadão deve se organizar para isso.

Até porque, o planejamento para receber a melhor aposentadoria começa bem antes de dar entrada no benefício. Essa atitude mostra que você possui organização financeira e não quer ter uma surpresa desagradável no futuro.

Assim, se você fez o pedido de sua aposentadoria do INSS, mas não ficou satisfeito com o valor do benefício, saiba que é possível desistir do benefício e contribuir por mais alguns anos. Dessa forma, você pode se organizar melhor e planejar o seu salário.

No entanto, quando o aposentado desistir do benefício, a condição para tal é ele não sacar o primeiro pagamento recebido. Nem pelo INSS, FGTS ou PIS.

O pedido de desistência da aposentadoria pode ser feito pelo sistema Meu INSS, não sendo necessário que você compareça à agência do INSS.

Veja como desistir do pedido de aposentadoria do INSS

Você pode solicitar pelo Meu INSS e enviar os documentos pelo próprio sistema. Portanto, é tudo de forma on-line. Veja abaixo as etapas para fazer o seu pedido de desistência:

Os documentos necessários para desistir ou renunciar a aposentadoria

Antes de iniciar o pedido no sistema, você precisa ter os seguintes documentos de forma digital:

  • Declaração da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, informando que não houve o saque do FGTS ou PIS/PASEP em seu nome. Portanto, é necessário salientar que, se houver o saque do FGTS ou do PIS/PASEP, não será possível desistir da aposentadoria;
  • Declaração da empresa informando o não recebimento do crédito, caso você tenha feito acordo com a empresa. Por exemplo, um acordo de demissão voluntária.

Pedido de desistência da aposentadoria do Meu INSS

Agora, com os documentos necessários, você já pode fazer o pedido no sistema Meu INSS:

·    O primeiro passo é entrar no site do Meu INSS pelo computador. Mas também é possível baixar o aplicativo via celular, Android ou iOS. 

·    Após fazer seu login, selecione a opção de Novo Pedido. 

  • No campo de busca, digite “desistência” e selecione a opção Solicitar Desistência do Benefício.
  • Talvez o sistema solicite para você atualizar os seus dados pessoais e de contato, clique em Atualizar, preencha os dados, caso queira alterar e clique em Avançar;
  • No sistema terá algumas informações sobre as regras, leia e clique em Avançar;
  • Agora, na próxima tela, é o momento de incluir as informações pessoais e alguns dados adicionais, como o do benefício que deseja desistir e, por fim, anexar os documentos.

Caso seja necessário, você pode ser notificado para comparecer a uma agência do INSS. Porém, isso só é preciso se você tiver que comprovar alguma informação ou levar um documento.

Ainda, para você acompanhar o pedido, acesse o Meu INSS e clique em Agendamentos / Solicitações, localize o pedido e clique no símbolo da lupa.

No entanto, após desistir da aposentadoria e o INSS finalizar a sua solicitação, não será possível reativar o benefício! Nesse caso, você deve fazer um novo pedido de aposentadoria e apresentar novamente os mesmos documentos necessários.

E para não ter mais surpresas em relação ao valor do seu benefício e saber quanto precisará contribuir com o INSS, é imprescindível que você realize o planejamento previdenciário, com um advogado especialista.

O Planejamento Previdenciário

O planejamento previdenciário é um estudo do seu histórico previdenciário elaborado por um advogado especialista em Direito Previdenciário que permite identificar o melhor momento para a sua aposentadoria e o que você deve fazer para receber um benefício com o maior valor possível.

Este estudo do seu histórico previdenciário inclui a análise dos seguintes aspectos:

1.   Todos os seus vínculos contributivos (empregos/profissões);

2.   As datas desses vínculos para cálculo do tempo de contribuição e da carência;

3.   O valor de todas as suas remunerações e contribuições para cálculo dos possíveis benefícios;

4.   Divergências ou inconsistências no seu extrato CNIS; e

5.   Possíveis atividades especiais.

Ao final do estudo, o planejamento previdenciário se torna um parecer jurídico em forma de relatório com projeções, cenários e simulações de aposentadoria que ajudam o contribuinte a entender seus direitos e adotar a melhor decisão em relação a este momento tão importante da sua vida.

Ao contrário do que muitos pensam, o valor e o momento da aposentadoria não são consequências do “acaso”. Pelo contrário, os seus direitos previdenciários resultam do seu próprio histórico previdenciário.

Ou seja, o valor e o momento da sua aposentadoria são um reflexo dos seus vínculos e das suas contribuições previdenciárias durante toda a sua vida.

Portanto, se você deseja se aposentar mais cedo ou com um valor maior, deve traçar a melhor estratégia para esta finalidade quanto antes. E o planejamento previdenciário é o melhor caminho para identificar os seus próximos passos rumo a uma aposentadoria ideal.

Conclusão

Você pode desistir do pedido de aposentadoria do INSS desde que não saque o primeiro pagamento. Bem como o FGTS e PIS/PASEP. Porém, o ideal é você fazer um planejamento previdenciário para organizar a sua aposentadoria. 

É essencial que você tenha essa organização para se aposentar com um benefício que seja bom para o seu futuro. Ou seja, com um salário que vai fazer com que você tenha uma boa condição e viva com qualidade.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.