Artigos

Como agendar a vacinação da Covid-19 em Goiás?

Como agendar a vacina da Covid-19 em Goiás?

O governo de Goiás criou um site para a população goiana fazer o pré-cadastro e o agendamento da vacina contra a Covid-19. Saiba agora como fazer esse registro. Acompanhe!

Em 17 de janeiro de 2021, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou o uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac.

Na segunda-feira (dia 18/1), foi aplicada a primeira dose da vacina em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, que também é médico, em um ato simbólico na cidade de Anápolis.

Com isso, é evidente que toda a população esteja na expectativa de tomar a vacina contra a Covid-19. Mas ainda existem poucos imunizantes e, portanto, é preciso aguardar a sua vez nessa fila de espera.

Assim, para evitar tumulto e aglomerações nos postos de saúde e demais locais de vacinação, o governo de Goiás criou um portal para você fazer o pré-cadastro e agendamento da vacina contra a Covid-19.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado fazer esse agendamento para confirmar se você realmente já pode se vacinar, de acordo com a lista de prioridades.

Como agendar a vacina da Covid-19 em Goiás?

O governo de Goiás criou um site para a população goiana fazer o pré-cadastro e o agendamento da vacina contra a Covid-19. Assim, é possível marcar pela internet para tomar a vacina da Covid-19 em Goiás.

O site está disponível neste link: go.gov.br/vacinagoias.

Após entrar na plataforma, você deve acessar com o seu cadastro do governo federal, chamado gov.br. Esse é o mesmo sistema que você utiliza para acessar o Meu INSS. Daqui a pouco vou explicar como fazer esse cadastro.

Primeiro, clique em Acessar; agora, você deve preencher seu CPF, a senha do gov.br e, depois, autorizar o compartilhamento de dados com o governo de Goiás.

Por fim, preencha as informações que o sistema solicitar, incluindo sua idade, profissão, doenças e demais dados que podem ser essenciais para o incluir em alguma prioridade.

Atenção! Dependendo das informações que você preencher, no momento da vacinação será necessário comprovar a doença ou deficiência com algum outro documento, laudos e relatórios médicos.

Portanto, não deixe de se cuidar e tome a vacina. Assim, será possível proteger você e as pessoas próximas, além de acabar com essa pandemia que trouxe tantos problemas a todos nós.

Como fazer o cadastro no gov.br?

Esse é o mesmo sistema que você utiliza para acessar o Meu INSS. Existem muitas formas para você fazer o seu cadastro no gov.br. Veja:

  • com o número do seu CPF, nome completo e data de nascimento;
  • validação facial pelo aplicativo Meu gov.br (Android ou iOS) – apenas se você já tiver feito o recadastramento do seu título de eleitor ou a CNH digital;
  • número da conta e senha dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e outros); e
  • certificado digital.

Após iniciar o cadastro, será solicitada a confirmação de alguns dados pessoais, como:

  • o seu nome completo; e
  • data e local de nascimento.

Depois, você precisa confirmar informações como nome de familiares próximos, últimos empregos ou endereços em que morou.

A confirmação de dados serve para evitar fraudes, pois evita que outras pessoas consigam fazer o cadastro apenas se tiverem seus dados básicos.

Além disso, você também consegue gerar uma senha provisória no site do banco em que tiver conta-corrente ou poupança. Veja como fazer em cada banco:

  • Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
  • Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
  • Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
  • Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
  • Itaú: itau.com.br > Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
  • Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br > Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
  • Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
  • Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI

Após gerar a senha provisória, você deve acessar o site gov.br com a senha provisória e, depois, criar outra senha definitiva.

Caso tenha dificuldades no cadastro, clique aqui e consulte as dúvidas frequentes sobre o gov.br.

Está finalizado! Agora, com o cadastro do gov.br é possível se registrar no sistema de agendamento da vacina contra a Covid-19 em Goiás.

Lembrando que a plataforma de pré-cadastro e agendamento está disponível neste site: go.gov.br/vacinagoias. Não deixe de acessar e se cadastrar.

Devo agendar a vacina da Covid-19 em Goiás?

Não é obrigatório o agendamento da vacina contra Covid-19 em Goiás, porém, esse cadastro facilita o trabalho dos profissionais da saúde, além de evitar aglomerações nos locais de vacinação.

Dessa forma, no site do governo de Goiás você pode fazer um pré-cadastro, responder algumas perguntas e, se for a sua hora, o sistema já informa o local e o dia da vacinação.

No entanto, se ainda não for o momento de você vacinar, é preciso aguardar uma notificação quando essa data chegar.

Atenção! O governo de Goiás informou que não envia nenhum link para você clicar e, ainda, não pede nenhum código para dar continuidade ao agendamento.

Então, se você recebeu alguma mensagem por SMS, WhatsApp, e-mail, etc., não clique nos links e também não informe nenhum código que chegar para você em relação ao agendamento da vacinação.

Por fim, é preciso confirmar com a prefeitura do Município onde você mora se eles estão aceitando os cadastros desse site, pois cada prefeitura pode decidir a melhor maneira de cadastrar a sua população.

Inclusive, a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás informou que “a pessoa que não tiver acesso à internet ou domínio da tecnologia e pertencer aos grupos prioritários para imunização nesta etapa, deve procurar uma sala de vacina, garantindo a proteção contra o coronavírus”.

Quem tem prioridade na vacinação da Covid-19 em Goiás?

As regras para vacinação contra a Covid-19 foram criadas pelo governo federal e devem ser seguidas pelo governo de Goiás.

De acordo com o governo federal, todas as vacinas produzidas no Brasil terão prioridade do SUS e devem seguir estas prioridades:

  • 1ª fase: serão imunizados trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos, ou pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas, e a população indígena;
  • 2ª fase: pessoas de 60 a 74 anos;
  • 3ª fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, incluindo aquelas com doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
  • 4ª fase: deve incluir professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e detentos.

Importante! Nessas fases da vacinação, foram criadas outras etapas em relação à idade das pessoas que serão vacinadas, porque existem poucas doses da vacina e não tem um data certa para chegar novas doses.

Após a vacinação de todos os profissionais que estão na linha de frente e idosos em abrigos, estão vacinando os idosos acima de 85 anos. Quando tiver mais doses, serão vacinados os grupos de 80 a 85 anos, de 75 a 80 anos e assim por diante.

Após essa lista de prioridades, começará a vacinação das demais pessoas. Mas, infelizmente, pode demorar um pouco em razão da baixa quantidade de vacinas disponíveis no Brasil.

Por isso, é muito importante fazer o pré-cadastro no sistema do governo, pois, ao chegar a sua vez, você receberá uma notificação informando que já pode se vacinar.


*Imagem: site do Governo de Goiás

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.