Artigos

Calendário de pagamento dos benefícios do INSS em 2021

Calendário de pagamento dos benefícios do INSS em 2021

Atualmente, são mais de 35 milhões de pessoas que recebem algum benefício do INSS. Por isso, todo ano o INSS cria um calendário para facilitar esses pagamentos. Veja agora os detalhes!

No entanto, o INSS não costuma mudar muito as datas de um ano para outro. Mesmo assim, é importante que você verifique as datas para não ter erro na hora de receber.

Se você recebe 1 salário mínimo, deve receber o benefício de janeiro entre os dias 25 de janeiro a 5 de fevereiro. Agora, se receber mais de 1 salário, o pagamento será feito a partir de 1 de fevereiro de 2021.

Como saber o dia de receber do INSS?

Os pagamentos são feitos com base no número final do cartão de benefício. Se você não tem o cartão e recebe em conta corrente/poupança, deve olhar o número do benefício no site Meu INSS.

Importante: o último dígito é considerado aquele que aparece antes do traço. Exemplo: 555.888.777-9; nesse caso, o último dígito será o número 7 porque é ele que está antes do traço.

Tabela com a data de pagamento dos benefícios do INSS

Essa tabela de pagamento de benefícios é uma programação anual que o INSS faz para que você saiba em qual data o seu benefício estará disponível no banco, conta corrente/poupança ou correspondente.

Como consultar?

Para você saber o dia do seu pagamento, você já sabe que precisa olhar o número que aparece antes do traço, conforme expliquei acima. Exemplo: 555.888.777-9.

Após saber o número do seu benefício, você tem de observar se o valor mensal é de 1 salário mínimo ou acima dele.

Se você quiser, também pode acessar aqui a tabela de pagamento dos benefícios do INSS para 2021 em formato pdf.

Observações importantes

  • Os idosos com 65 anos de idade ou mais e, ainda, as pessoas com deficiência, que recebem o BPC LOAS, também recebem de acordo com o novo calendário;
  • Quando tiver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício é feito no próximo dia útil;
  • O prazo para você sacar o benefício com cartão é até o final do mês seguinte ao do depósito do valor na conta (cerca de 60 dias). Se você não fizer o saque nesse período, o valor é devolvido ao INSS.

Data dos pagamentos do 13º salário do INSS em 2021

O pagamento do 13º salário INSS a partir de 2021 tem novas regras, pois os meses para o pagamento das parcelas da gratificação natalina serão antecipados.

A partir de 2021, o pagamento das parcelas do 13º salário do INSS terão meses fixos. Assim, a primeira parcela será paga em agosto e a segunda parcela em novembro.

Atualização

Em 2020, por conta da pandemia, o INSS fez um adiantamento emergencial dos valores. Clique aqui e veja mais detalhes sobre o novo adiantamento para 2021, antes mesmo dessa regra que comentei acima.

Aumento do salário mínimo para 2021

A partir de 2021, o valor dos benefícios do INSS também será aumentado de acordo com o novo salário mínimo, que é de R$1.100. Por lei, nenhum segurado pode receber valor inferior ao mínimo.

Em relação ao teto do INSS, também houve um aumento para R$ 6.351,20. Esse é o valor máximo que uma pessoa pode receber de benefícios do INSS.

O que achou dessas informações? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo!

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.