Artigos

Como cumprir exigência pela internet?

Como cumprir exigência do INSS pela internet?

É possível cumprir exigência pela internet, no sistema Meu INSS que foi criado para facilitar o acesso do trabalhador aos benefícios e serviços da Previdência Social.

Inclusive, nesse período da pandemia do coronavírus, o sistema foi muito importante para que as pessoas não ficassem em total desamparo, porque as agências do INSS precisaram ser fechadas.

Apesar de ainda ter muitas falhas, o sistema tem ajudado e facilitado os pedidos de benefícios pela internet, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão.

É possível fazer o cumprimento de exigência pela internet?

O INSS liberou a função para você cumprir exigência pela internet, no Meu INSS, até porque não é possível apresentar os documentos nas agências.

Então, se foi notificado sobre a falta de algum documento, é possível acessar o sistema, anexar e enviar para nova análise.

Em razão da facilidade, esperamos que essa opção continue de forma permanente, pois simplifica bastante para você e, também, para o próprio INSS.

Atenção! O INSS pode ligar, enviar SMS ou e-mail apenas informando que tem essa pendência de documentos.

Nunca clique em links que enviarem para você, nem informe os seus dados ou algum código. Acesse tudo pelo sistema Meu INSS ou ligue no telefone 135 para se informar.

Como fazer o cumprimento de exigência pelo Meu INSS?

Você pode acessar o aplicativo (Android ou iOS) ou o site do Meu INSS.

Em qualquer meio que você acessar para cumprir a exigência do INSS, é preciso ter o cadastro no sistema.

Se você já tem o cadastro, clique em “entrar” e digite seu CPF e depois a senha. Ou clique em “cadastrar senha” para fazer o seu primeiro cadastro.

Depois de acessar, procure e clique na opção “Agendamentos/Solicitações”, encontre o seu pedido e clique no símbolo da lupa ao lado direito.

Agora, no final da tela acesse a opção “cumprir exigência”. Se precisar enviar documentos, clique no símbolo + ou em “anexar arquivo”.

Você pode enviar uma foto ou documento digitalizado em PDF. Existem aplicativos gratuitos para celular que digitalizam o seu documento, busque por “digitalizar” na loja de aplicativos do seu celular.

Tenha bastante cuidado nesse envio!

Coloque o documento em cima de uma mesa, não faça sombra e tire a foto em local iluminado. Veja se você consegue ler todas as informações!

Após anexar os arquivos, tem o campo “responda aqui”, em que é possível escrever informações que possam ajudar na análise do seu pedido.

Atenção! Nunca trate com desrespeito na mensagem, afinal, é uma pessoa que vai ler o que você escrever. Esse não é um campo para reclamações, é apenas para informar algo que possa te ajudar neste pedido.

Verifique se está tudo certo e clique em “enviar”, depois, confira no histórico se o documento e a mensagem foram enviados com sucesso.

Agora, você deve aguardar a nova análise e o retorno do INSS. Nesse mesmo pedido que você acessou, é possível acompanhar o andamento.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.