O novo cartão de benefício INSS é a forma de pagamento de benefícios previdenciários por meio de cartão magnético. Ou seja, aposentados, pensionistas e demais beneficiários terão esta facilidade para usufruir de seus recebimentos, sem precisar enfrentar filas de caixas bancários.
Recentemente lançado, com o novo cartão de benefício INSS é possível contrair crédito consignável com uma margem maior que seus recebimentos. Como, por exemplo, para contrair empréstimos ou financiamentos. Desse modo, confira quais vantagens e desvantagens desse novo cartão.
O que é o novo cartão de benefício do INSS?
A partir de março de 2022 passou a valer as novas regras de crédito consignado para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS. Pela Medida Provisória (MP) 1.106/2022 ocorre aumento da margem de crédito consignado do INSS.
O novo cartão de benefício INSS amplia a margem de crédito consignável, de 40% para 45% do valor dos benefícios.
Porém, este aumento de 5% é destinado para a nova modalidade de crédito. Em outras palavras, o cartão é um produto oferecido aos segurados da Previdência Social, que aumenta em 5% o limite de crédito.
Um dos motivadores da medida é diminuir o endividamento da população, sobremaneira devido à alta da taxa de juros.
Diante do cenário da economia mundial, alta de juros e aumento do índice de desemprego, o acesso a crédito está cada vez mais difícil.
Muitas famílias brasileiras, em meio a essa crise, têm os benefícios previdenciários como sua única fonte de renda.
E, com a elevação dos juros, acabam endividadas, pois não conseguem adimplir com o pagamento sem afetar a subsistência própria e de sua família.
Diante disso, o novo cartão de benefício INSS, com o aumento de 5% da margem para consignados, objetiva auxiliar esse tipo de situação, diminuindo a crise financeira da população.
Visto que os juros de créditos consignados do INSS são menores, comparando-se ao mercado de crédito em geral.
Em resumo, à sua margem de crédito de 40% para empréstimos e financiamentos foi acrescido 5%, que deve ser unicamente destinado para pagamentos de cartão de crédito.
Desse modo, o novo cartão de benefício INSS é uma junção das duas modalidades de crédito: contratação de empréstimos e financiamentos (40%) e cartão de crédito (5%).
Em suma, os segurados possuem 3 tipos de cartão: cartão-benefício, cartão de crédito consignado e cartão de benefício consignado.
Como funciona o novo cartão de benefício do INSS?
Nesse ínterim, o novo cartão de benefício INSS, com implantação a partir deste mês de setembro, poderá ser solicitado o crédito e com desconto diretamente em sua folha de recebimentos. Sendo que as taxas oferecidas são, sobretudo, menores que as dos cartões de crédito convencionais.
Além do aumento de crédito consignável de 5%, apenas para uso na função de cartão de crédito. Também, esse cartão oferece outros benefícios, como descontos em farmácias conveniadas.
Em suma, o novo cartão de benefício INSS é um produto exclusivo para aposentados, pensionistas e quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada). Sendo uma forma de liberar crédito para aqueles que já ultrapassaram a margem consignável, sendo de 40% dos recebimentos.
Ainda mais, quem optar pelo novo cartão de benefício INSS pode também adquirir seguro de vida e auxílio-funeral, no valor mínimo de R$ 2.000 cada.
Lembrando ser um serviço facultativo e terá uma cobrança de taxa adicional. E será disponibilizado conforme as políticas da instituição bancária que a oferecerá.
Vale ressaltar o diferencial deste serviço oferecido pelo novo cartão, pois não há limitação de idade para contratação e é válido independentemente do motivo da morte. Condições essas que dificilmente se encontram nas contratações do mercado de seguros em geral.
Em suma, o produto oferecido é similar à linha de crédito tradicional oferecida por instituições financeiras e bancárias. Porém, com taxas de juros menores e desconto direto na folha de pagamento.
Na prática, nada mais é que o INSS normatizando o novo cartão de benefício, uma modalidade financeira que possibilita aos segurados contratar serviços.
Como, por exemplo, financiamento de bens, custeio de despesas de serviços e diversos outros benefícios, que incluem a concessão de cartão de crédito.
Como solicitar o novo cartão de benefício do INSS e quais bancos oferecem o cartão?
Primeiro, para contratação do serviço de cartão de crédito, o segurado deve ter entre 18 e 80 anos. Para os mais velhos, acima de 80, depende da política da instituição financeira que disponibiliza o crédito. Esta, por exemplo, pode conceder o crédito com valor menor.
Os beneficiários deste cartão poderão, também, sacar até 70% do limite disponível, assim, os 30% restantes serão disponibilizados para as demais operações.
Sobretudo, como qualquer outro crédito, o novo cartão de benefício INSS possui taxa de juros, ainda que menores. Então, vale a pena pesar a real necessidade e a sua disponibilidade financeira.
Apesar disso, saiba que esse cartão poderá ser utilizado em diversas lojas, podendo o beneficiário optar por pagamentos à vista ou parcelado.
Além disso, alguns bancos oferecem a possibilidade de pagamento em até 40 dias após a compra. Para que, assim, você possa ter um planejamento sobre suas finanças pessoais.
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras que devem disponibilizar o cartão são: Master, PAN, Santander, Daycoval, Facta e BMG.
Pagamento de benefício por cartão magnético
Por oportuno, saiba que o pagamento de benefícios do INSS por cartão magnético já existe desde 2020. Sendo o novo cartão de benefício INSS somente mais um produto oferecido pela previdência aos seus segurados.
Em síntese, o pagamento por cartão magnético traz mais praticidade e segurança, tanto para Previdência quanto para o beneficiário. Pois, sendo o cartão pessoal e intransferível, dá credibilidade à transação realizada pelo recebedor.
Atualmente, todos os pagamentos de benefícios previdenciários são realizados digitalmente, na conta-corrente ou na conta-benefício. E o melhor, não há nenhuma taxa para isso.
Ainda que você não tenha nenhuma conta-corrente em banco, terá o seu cartão magnético, para, então, utilizá-lo para saque de todo seu benefício. Neste caso, não será correntista bancário, mas, sim, terá um cartão para recebimento em sua conta-benefício.
No entanto, se você preferir, poderá também fazer a transferência do benefício para uma conta-corrente de sua preferência, mediante o pagamento das taxas de TED e DOC.
Já se você tem conta-corrente em qualquer banco, seu dinheiro cairá direto na conta e, ainda, poderá utilizar o cartão na função débito. Ou seja, não é necessário sacar ou transferir para conta de terceiro o valor integral do benefício.
Por fim, o novo cartão de benefício INSS tem como principal objetivo que a população possa restabelecer o equilíbrio de suas finanças pessoais.
Em especial, devido à atual crise econômica que atinge a maioria da população. Um crédito rápido, fácil e que poderá lhe tirar do sufoco.