Artigos

Como funciona a aposentadoria automática do INSS?

Como funciona a aposentadoria automática do INSS?

Desde setembro de 2017, vem acontecendo a aposentadoria automática do INSS. Essa aposentadoria ocorre quando o próprio sistema do INSS, de forma automática, localiza as pessoas que têm direito ao benefício.

Essa é uma alternativa para facilitar o atendimento entre o benefício e a população para a aposentadoria.

Após a confirmação das informações e regras exigidas, os trabalhadores que se encaixam nos requisitos, recebem uma carta ou notificação com a informação que foi aposentado de forma automática.

Vale lembrar que a aposentadoria automática é opcional. Então, você pode decidir se aceita ou não o benefício no momento em que a situação ocorrer. 

Quem tem direito a aposentadoria automática? 

A aposentadoria automática pode ser liberada quando você tem direito ao benefício por tempo de contribuição ou por idade.

Assim, as pessoas que se encaixam nos requisitos dessas aposentadorias, estão sendo notificadas por carta ou por e-mail. 

Outra opção para descobrir se o benefício automático já foi liberado, é ligando no telefone 135 ou acessando o sistema Meu INSS.

Como receber a aposentadoria automática?

Após ser notificado sobre a aposentadoria, se você tiver interesse em receber o benefício, deverá entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 ou no Meu INSS para finalizar o procedimento necessário.

Em seguida, o INSS informará o valor e a data que irá começar a receber o pagamento do seu benefício.

Sugestão: antes de aceitar o benefício, recomendo verificar o extrato previdenciário, conhecido como CNIS. Lá você terá acesso ao histórico de serviço prestado e da contribuição que fez para a Previdência Social.

Assim, você evitará eventuais erros. Havendo alguma divergência, é importante comparecer ao INSS levando todos os documentos necessários para corrigir as irregularidades

Após consultar o Extrato Previdenciário (CNIS), se as informações estiverem corretas, você poderá aceitar a aposentadoria automática. 

Porém, se você não desejar optar pela aposentadoria neste momento, não tem problema, porque poderá entrar em contato quando desejar para tomar posse do benefício concedido.

Posso negar a aposentadoria automática? O que acontece?

Caso você não queira aceitar a aposentadoria, não precisa fazer nada quando for notificado, assim, continuará trabalhando ou recebendo outros benefícios, caso houver.

Se em outro momento você desejar dar continuidade, poderá entrar em contato normalmente com o INSS para prosseguir com o recebimento do benefício.

Vale ressaltar que a aposentadoria automática é diferente da aposentadoria compulsória, pois ela é facultativa. Como assim? Significa que é opcional.

Cuidados com a aposentadoria automática

Infelizmente, são comuns os erros na aposentadoria automática, porque nem sempre as informações necessárias estão atualizadas e corretas no sistema.

Porém, apesar de ser uma ferramenta capaz de reduzir filas e tempo de espera, pode acabar gerando prejuízo para algumas pessoas. 

Como assim? Vínculos de atividades especiais que submetem o trabalhador a condições diferentes das demais, como ambientes insalubres e perigosos, que leva o segurado a poder se aposentar com um tempo de contribuição menor.

As categorias de trabalhadores com a aposentadoria especial, pode ser a mais prejudicada pela concessão automática, pois, apesar do tempo exercido ser considerado especial, é recorrente o INSS considerar o tempo como comum e o cidadão que já poderia ser um beneficiário, ter que trabalhar por mais tempo. 

Para  evitar eventuais erros, em quaisquer categorias, você deve sempre estar atento ao Extrato Previdenciário (CNIS).

Se tiver problemas para receber a aposentadoria, recomendo que procure um advogado especialista no INSS, para assim ter informações corretas e não perder os seus direitos referentes a esse importante benefício.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.