Artigos

Telefone do INSS | Como entrar em contato? O que é possível fazer pelo telefone?

Telefone do INSS | Como entrar em contato? O que é possível fazer pelo telefone?

O INSS — Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão encarregado pelo cuidado de alguns benefícios dos trabalhadores contribuintes da Previdência Social.

Desta forma, quando há necessidade de ter mais informações sobre licenças, auxílios, aposentadorias, entre outras questões, é bom entrar em contato com a instituição. 

Nesse caso, você pode ligar para o número 135, seja pelo celular ou telefone fixo. Agora, vamos conhecer o que você pode solicitar pelo telefone do INSS. 

Foto: Pixabay

Telefone do INSS

O telefone do INSS é o 135. O horário para entrar em contato é das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado.

É importante destacar que o INSS conta com uma estrutura dedicada e pronta para cumprir com o objetivo de dar suporte e instruções para os usuários.

Sendo assim, você conseguirá tirar dúvidas e agilizar os serviços sem ter de entrar em contato com um robô que não entende de fato suas necessidades. 

O tempo médio de espera é de 10 min a 20 min, dependendo da demanda no dia e horário.

É importante saber que todas as ligações são gravadas, caso precise de alguma questão como esclarecimento. 

Como ligar para o INSS?

O telefone 135 aceita ligações de telefone fixo ou de celular. Porém, enquanto a ligação do fixo é gratuita, pelo celular é cobrado o valor de ligação local, caso você tenha minutos no pacote de celular, são descontados desses minutos.

Mas, se não quiser ou não conseguir ligar pelo celular, você pode ligar pelo fixo ou orelhão (telefone público).

Foto: Pixabay 

Dados e documentos que precisa ter ao entrar em contato

No momento de entrar em contato com o INSS pelo telefone, é importante ter à disposição a documentação que o ajude a comprovar que é você, o seu benefício, entre outras questões específicas. 

Para isso, é necessário ter algumas informações como o CPF, número do benefício (NB), número do NIS ou PIS, NIT e outros.

O que é possível fazer pelo telefone do INSS?

Os serviços mais comuns que podem ser solicitados na central do INSS são:

Portanto, são muitas funções e possibilidades que você pode acessar ao ligar para o telefone 135 do INSS. Além disso, você também pode fazer pelo site ou aplicativo Meu INSS.

O INSS liga para os beneficiários? 

Uma questão que vale a pena lembrar para você não cair em golpes é que, às vezes, o INSS liga para os beneficiários, mas não solicita nenhum dado pessoal.

Também, quando entra em contato costuma ser pelo próprio telefone 135 (você verá esse número chamando no seu celular ou telefone).

Agendar benefícios do INSS pelo telefone

No telefone 135, você pode fazer o agendamento para solicitar os benefícios do INSS em uma agência da Previdência mais próxima.

Dentre os benefícios que conseguirá solicitar está o auxílio-doença, pago em caso de doença ou acidente que causa incapacidade temporária para o trabalho. 

Além disso, pode solicitar auxílio-acidente, quando houver algum incidente que gera uma sequela permanente e cause limitações no trabalho.

Outro benefício é a aposentadoria por invalidez, parecida com o  auxílio-doença, mas aqui existe uma incapacidade permanente para o trabalho.

Também, pode ser solicitada a licença-maternidade, que permite às mães aproveitarem um tempo com o seu bebê ou filho adotivo. 

Outra opção é a pensão por morte, paga para os dependentes em caso de óbito do contribuinte.

Por fim, pelo telefone você também pode consultar o resultado do pedido ou da perícia médica. Além de outras dúvidas que envolvem os benefícios do INSS.

Porém, se tiver problemas com o INSS, recomendo que entre em contato com advogados especialistas em INSS e Previdência Social. Assim, você terá o apoio adequado na busca pelo seu direito.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe essa notícia:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.