Artigos

Extrato CNIS | Veja como acessar

Extrato CNIS: veja como acessar pela internet

Você pode consultar de forma simples e prática todo o seu histórico de trabalho e de pagamentos para o INSS, é só acessar o Extrato CNIS no Meu INSS. Entenda agora todos os detalhes.

O Extrato CNIS, também conhecido como Extrato Previdenciário, é um documento muito importante para você saber se está tudo certo com as suas contribuições para a Previdência Social.

Inclusive, ele é a principal base que o INSS consulta para saber se você pode ter direito aos benefícios da Previdência, além de determinar qual será o valor mensal, pois no extrato constam os valores de contribuição.

Então, conhecer mais detalhes sobre o CNIS é essencial para verificar se os dados de contribuição estão corretos. Do mesmo modo, esse documento é crucial para fazer os cálculos previdenciários e saber quanto você irá receber de aposentadoria ou outros benefícios. 

Por isso, preparei esse conteúdo para te informar o que é o Extrato CNIS e como você pode acessar esse documento. É muito fácil e simples. Siga a leitura e confira agora mesmo. 

O que é o Extrato CNIS?

O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, ele também é chamado “extrato CNIS” ou “extrato previdenciário”.

Esse documento tem um relatório completo com todos os seus registros de trabalho e, ainda, o histórico de pagamentos que você fez para a Previdência Social. Então, você já pode imaginar a importância dele, não é mesmo?!

No extrato previdenciário devem estar as seguintes informações:

  • todos os seus vínculos de emprego a partir de 1976;
  • os pagamentos como contribuinte individual a partir de 1979;
  • o valor dos salários mensais a partir de 1990.

Além disso, conforme o Portal Gov.br, no Extrato CNIS constam informações como remunerações e data de entrada e saída de todos os empregos, bem como nome do empregador e todas as contribuições feitas de forma autônoma, facultativa, entre outras. 

Porém, se tiver informações erradas, você pode solicitar a correção, mas deve comprovar os vínculos de emprego, remunerações e recolhimentos através de carteiras de trabalho, contratos, contracheques, carnês e outros documentos.

Assim, para saber como solicitar a correção, continue sua leitura, pois vou te contar no decorrer deste conteúdo. 

Para que serve o Extrato CNIS?

O Extrato CNIS é um documento importante para comprovar os seus vínculos de emprego ou pagamentos como contribuinte (individual ou facultativo).

Além disso, ele também serve como um histórico de todos os seus registros de trabalho, com o valor da sua remuneração mensal.

É com esse documento que o INSS consegue confirmar:

Com esses dados, o INSS analisa se você tem direito ou não à aposentadoria, ou outros benefícios, bem como calcula o valor que você irá receber todos os meses. 

Agora, você consegue ver ainda mais a importância desse documento, certo?!

Como consultar o extrato CNIS?

Existem várias formas para você acessar o extrato CNIS: pela internet, agência do INSS ou no aplicativo do seu banco. Veja agora:

1 – Extrato CNIS na agência do INSS

É preciso fazer o agendamento por um desses canais:

  • Ligue para o telefone 135 ou acesse o site meu.inss.gov.br ou, ainda, pelo aplicativo;
  • Clique em “entrar com gov.br” e digite seu CPF para entrar ou criar sua conta (caso ainda não tenha cadastro);
  • Clique em “Agendamentos/solicitações”;
  • Depois, clique em “Novo Requerimento”;
  • Busque por Extrato;
  • Clique em “Extrato Previdenciário (CNIS) — Atendimento presencial”;
  • Digite seus dados pessoais e de contato, depois conclua o agendamento.

No dia e hora marcada, vá à agência do INSS com o seu documento de identidade (RG, CNH, etc.) e o número do CPF. 

Caso seja um representante legal, será preciso apresentar uma procuração ou termo de representação legal, bem como o documento de identificação com foto e CPF do procurador.

No entanto, se tiver acesso ao Meu INSS, será mais prático emitir o documento pela internet. Veja agora como fazer.

2 – Extrato CNIS pela internet (Meu INSS)

A maneira mais fácil e rápida de obter o seu Extrato CNIS é pela internet, acessando o Meu INSS.

Você pode acessar o extrato previdenciário — CNIS pelo site ou aplicativo Meu INSS (para Android ou iOS). Neste sistema, é possível acessar o extrato, salvar em PDF ou imprimir. Vale lembrar que, por este meio, o documento fica disponível de imediato. 

No Meu INSS (site ou aplicativo), você deve seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  • Clique em “entrar com gov.br” e digite seu CPF para entrar ou criar sua conta (caso ainda não tenha cadastro); 
  • No início, digite na caixa de pesquisa a palavra “extrato” e clique na opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.

Após seguir esse passo a passo, você já tem acesso ao extrato CNIS na tela. No final da página tem a opção “baixar PDF” para salvar todo o documento no computador ou celular.

3 – Extrato CNIS nos bancos

Se você tem conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, também é possível acessar o extrato CNIS pelo site do banco.

Caixa Econômica

  • No site da Caixa, acesse com o seu usuário e senha;
  • Clique em “FGTS e Serviços ao Cidadão”;
  • Depois, em “Extrato Previdenciário”.

Você terá acesso aos salários de contribuição de cada mês em que houve pagamentos para a Previdência, ou seja, terá acesso ao documento completo. 

Banco do Brasil

  • No site do Banco do Brasil, você inicia a consulta do extrato na opção “Conta Corrente”;
  • Depois, clique em “Previdência Social”;
  • Logo em seguida, você precisa informar o número do seu PIS.

Dessa forma, você também terá acesso aos salários de contribuição de cada mês em que houve pagamentos para a Previdência.

O que fazer se tiver informações incorretas no CNIS?

Muitas pessoas só verificam o CNIS quando vão se aposentar, porém, este é um grande erro. Isso porque não é raro conter informações e dados errados nesse documento.

A questão é que isso vai influenciar no valor e na data de concessão, tanto de aposentadoria quanto de outros benefícios. 

Por isso, é essencial verificar, de forma constante, os dados e registros do CNIS. Dessa forma, se você encontrar erros nas informações do extrato CNIS, já pode pedir a atualização dos dados pelo sistema Meu INSS.

Para isso, é preciso apresentar documentos que comprovem as contribuições, bem como o erro no extrato CNIS, como carnês, carteira de trabalho, contracheques e outros. 

Inclusive, é ideal solicitar, para não correr o risco de perder tais documentos e não conseguir comprovar as contribuições devidas.

Vale lembrar que os erros neste documento vão afetar todos os benefícios do INSS que você pode receber. Então, veja abaixo como solicitar o CNIS e verifique se os dados e registros estão corretos. 

Clicando aqui você tem acesso à documentação necessária para atualizar os dados. No sistema Meu INSS ou no aplicativo, siga os seguintes passos:

  • Acesse com seu CPF e senha;
  • Depois busque por “Atualização”;
  • Clique em “Atualização de Dados Cadastrais”;
  • Preencha as informações e anexe os documentos.

O INSS vai analisar o seu pedido e responder por e-mail ou pelo sistema Meu INSS. Não há um prazo certo para finalizar esta análise.

Conclusão

O Extrato CNIS é um documento muito importante na vida de todo contribuinte. Nele constam todos os dados e registros de todo o período de contribuição.

Por isso, verificar se os dados estão corretos é crucial para evitar problemas quando for se aposentar ou solicitar algum benefício. 

Inclusive, um registro errado no CNIS pode fazer com que você demore ainda mais para se aposentar ou até não consiga algum benefício. 

Então, caso não consiga a correção dos dados com o passo a passo que te contamos, é essencial falar com advogados especialistas em Previdência Social

Agora você já sabe tudo sobre o CNIS! Não esqueça de compartilhar esse conteúdo, e não deixe de acompanhar o nosso blog para saber tudo sobre o seu benefício do INSS.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.