Artigos

CTPS DIGITAL

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital – CTPS foi criada em 2017, mas seu uso oficial ocorreu a partir do fim de 2019. Acessada por aplicativo, a ferramenta disponibiliza os dados de registros de empregos. Veja os detalhes!

Criada com o objetivo de dispensar a CTPS tradicional (em papel), o formato digital permite às empresas efetuarem o registro do trabalhador sem necessidade de assinar o documento físico.

Por outro lado, é provável que você já tenha o documento digital se tiver feito o cadastro no portal gov.br, utilizado para acessar vários sites governamentais, incluindo o Meu INSS.

Com a adesão à nova ferramenta, a impressão da carteira de trabalho física será feita apenas com justificativa e em casos excepcionais.

Isso porque, em breve, somente a CTPS digital será utilizada para registrar os contratos de trabalho.

Como baixar a CTPS digital?

Antes de fazer a sua Carteira de Trabalho Digital, é preciso se cadastrar no portal gov.br ou nos aplicativos para Android ou iOS.

A CTPS digital está disponível em smartphones com sistemas Android ou iOS, mas também pode ser acessada pela internet no link servicos.mte.gov.br.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Veja agora o passo-a-passo para você se cadastrar no portal gov.br e, depois, fazer a Carteira de Trabalho Digital:

  • Acesse o site gov.br e clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Escolha sua opção de cadastro, pode ser com o CPF, senha provisória gerada no seu banco, validação facial (se tiver recadastrado o título de eleitor), entre outras;
  • Siga as instruções de preenchimento e confirmação de dados pessoais;
  • Escolha uma forma de ativação (e-mail ou SMS);
  • Acesse seu email ou verifique seu SMS para confirmar seus dados, criar uma senha e ativar sua conta do gov.br.

Observação: se você não conseguir gerar a senha pela internet, também pode tentar pelos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa ou, ainda, em alguma unidade de atendimento do Ministério da Economia.

Não será possível criar nova conta do gov.br, caso você já tenha criado anteriormente para o mesmo CPF. Nesse caso, digite seu CPF, clique em Avançar, depois em Esqueci minha senha.

Você também pode consultar as dúvidas frequentes do sistema gov.br, caso tenha se perdido em alguma parte do processo.

Após criar sua conta do gov.br, siga estes passos para acessar a sua CTPS digital:

  • Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital” para Android (Play Store) ou iPhone (App Store) – antes de baixar, confirme se o app foi criado pelo Governo do Brasil; ou acesse pelo site servicos.mte.gov.br;
  • Clique em “Entrar” e informe o CPF e senha cadastrados no gov.br;
  • Confirme as informações pessoais como nome da mãe e data de nascimento;
  • Autorize o compartilhamento dos dados do gov.br para o serviço “Carteira de Trabalho Digital” do Ministério do Trabalho.

Pronto! Com os cadastros finalizados, você pode acessar várias informações, incluindo histórico de trabalho, férias, afastamentos e outras informações.

Imagem do site Tecnoblog

Veja esse mesmo tutorial acima em formato de vídeo:

Vídeo do Governo do Brasil

Já baixei a CTPS digital, posso descartar a Carteira de Trabalho antiga?

Não! Se ainda tiver a Carteira de Trabalho em papel, é essencial que você a mantenha guardada, pois será necessária para corrigir eventuais erros nas relações de trabalho e no CNIS.

Também é possível a utilização da CTPS física como documento de identificação oficial, quando não for possível apresentar outro documento da mesma finalidade, como RG, CNH, dentre outros.

Além disso, algumas empresas ainda não estão cadastradas no sistema eSocial, sendo necessário registrar o emprego no documento impresso.

O eSocial é um sistema do governo federal que permite registrar informações do histórico de vida do cidadão. O objetivo do sistema é melhorar a qualidade das informações prestadas, diminuindo a burocracia.

Ainda, caso haja algum dado incorreto dos registros de trabalho anteriores a 2019, o governo já informou que haverá correção automática num futuro próximo.

No entanto, você pode solicitar às empresas em que trabalhou, ou onde ainda trabalha, para fazer as devidas correções sempre que forem necessárias.

Conseguiu entender como funciona a Carteira de Trabalho Digital? Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas que precisam conhecer essas informações.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.