Artigos

Prova de vida digital

Prova de vida digital do INSS: veja como fazer

A prova de vida do INSS é o recadastramento anual obrigatório para os aposentados e pensionistas; agora, é possível fazer por meio digital pelo seu celular. Veja agora o guia completo que preparei para você!

Todos os anos, você que recebe aposentadoria ou pensão do INSS precisa comprovar ao governo que está vivo.

Apesar de muitos beneficiários não gostarem, essa medida evita fraudes relacionadas ao pagamento indevido dos benefícios.

A comprovação é feita de modo presencial no banco em que você recebe o benefício. Mas também pode ser em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa do beneficiário com dificuldade de locomoção.

No entanto, nesse período da pandemia do novo coronavírus, o INSS suspendeu a prova de vida presencial desde março de 2020. Então, nenhum beneficiário tem feito a renovação anual.

Imagem do INSS

Prova de vida digital pelo celular

A prova de vida digital é feita por biometria facial e dispensa o comparecimento presencial ao banco em que você recebe o benefício.

Há algum tempo, o INSS já planejava lançar a prova de vida digital. Porém, a pandemia fez o governo acelerar o lançamento desse projeto, que iniciou em 20/8/2020.

No início, foram feitos testes com cerca de 500 mil aposentados e pensionistas. Mas era previsto que até o fim de 2020 todos os usuários fizessem a prova de vida por meio digital.

Infelizmente, por conta de vários motivos, isto não aconteceu. Assim, muitos beneficiários ficam com medo de ter o benefício cortado.

Quem pode fazer a prova de vida do INSS pelo celular em 2021?

Você só vai conseguir fazer a prova de vida digital se tiver feito o recadastramento do título de eleitor ou, ainda, se tiver a nova carteira de habilitação.

Ou seja, neste momento, a prova de vida online ainda não está disponível para todos os aposentados e pensionistas, mas daqui a pouco tempo será liberada para todos.

Quando estiver disponível, o INSS pode enviar uma notificação para você pelo aplicativo Meu INSS, no e-mail ou ligando do número 135.

Porém, a prova de vida é feita apenas pelo aplicativo Meu Gov.br, não é mais pelo Meu INSS.

Atenção! A comprovação não é por ligação e o INSS também não envia nenhum link para você, nem mesmo pelo WhatsApp.

Portanto, recomendo que tome cuidado com as informações que receber, porque o INSS não liga perguntando nenhuma informação pessoal e nem envia link para você acessar.

Os beneficiários que puderem fazer a prova de vida digital, apenas serão informados que já podem fazer a sua fé de vida pelo celular.

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular?

A prova de vida digital é feita pelo seu celular, usando apenas o aplicativo Meu Gov.br, além da câmera do próprio aparelho. Esse procedimento foi atualizado em 2021. Veja agora o guia completo!

O Meu Gov.br é o aplicativo oficial do governo federal. Ele serve para fazer a prova de vida digital e, também, para acessar diversos serviços do governo

Se você não tiver o aplicativo instalado, vou deixar agora o link para você baixar o Meu Gov.br:

Assista ao vídeo para saber mais sobre a prova de vida. Após, você terá o tutorial com imagens do próprio INSS.

Veja agora o passo a passo para fazer prova de vida do INSS pelo celular:

1. Acesse o aplicativo

Ao baixar o aplicativo Meu Gov.br, clique em Entrar se você já tiver senha cadastrada ou, então, clique em Cadastrar Senha para fazer o seu cadastro.

Se você já acessou pelo computador, o usuário e a senha permanecem os mesmos.

Após entrar no aplicativo com seu usuário e senha, toque em Autorizações. Leia as informações sobre a DATAPREV INSS e toque em Autorizar, depois em Realizar Validação.

2. Autorização de acesso aos dados pessoais

No Meu Gov.br, toque em Permitir para que o aplicativo use a câmera do seu celular.

Depois, para confirmar a sua identidade, digite os dados solicitados (por exemplo, a data de nascimento) e toque em Prosseguir.

3. Hora de tirar a foto (biometria facial)

Primeiro, o aplicativo traz um passo a passo com várias informações e requisitos para conseguir comprovar que é você mesmo. Leia e toque em Entendi.

Agora, o aplicativo fará a leitura das imagens do seu rosto. Siga os comandos da tela e o círculo começará a ficar verde.

Conforme as instruções do aplicativo, você deve fazer vários movimentos, como virar o rosto para direita e esquerda, sorrir e piscar.

Tente não tirar o rosto do círculo, pois, caso isso aconteça, terá de começar novamente. Uma outra opção é usar a câmera traseira com a ajuda de outra pessoa.

A barra abaixo mostra quanto tempo falta para você concluir os movimentos do seu rosto. Quando terminar corretamente a prova de vida estará concluída.

Pronto! A prova de vida digital está concluída, feita 100% em processo online pela internet. Sem necessidade de ir à agência do banco ou do INSS.

O que acontece quando você não faz a prova de vida?

Quando você não faz a prova de vida, é possível que o pagamento dos benefícios seja suspenso até que a situação esteja regularizada.

Por exemplo: a prova de vida é feita no mês de aniversário do aposentado ou pensionista. Assim, por exemplo, os aniversariantes de janeiro, tinham do dia 2 até o dia 30 para ir ao banco e fazer a sua comprovação.

Portanto, o beneficiário precisa ir ao INSS para atualizar os seus dados e fazer a prova de vida. Não é comum, mas é possível que alguns bancos aceitem a comprovação atrasada.


O que achou deste artigo? Não esqueça de compartilhar e continue acompanhando nosso blog para saber tudo sobre a Previdência Social.

No entanto, se tiver problemas em relação aos benefícios do INSS, recomendo que fale com advogadas especialistas em INSS. Assim, você conhece os seus direitos e tem a melhor orientação!

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.