Artigos

Resultado da perícia médica ainda não saiu: o que fazer?

Resultado da perícia médica ainda não saiu: o que fazer?

Se o resultado da perícia médica do INSS ainda não saiu, essa espera pode ser angustiante para muitos indivíduos que dependem desse processo fundamental para ter acesso a alguns direitos previdenciários.

A espera por essa análise pode impactar diretamente a vida dos segurados, prejudicando o acesso a benefícios essenciais para sua subsistência e tratamentos de saúde necessários.

Neste artigo, abordarei os possíveis motivos que levam a essa demora e as medidas que podem ser adotadas para agilizar a obtenção dos resultados, garantindo uma resposta ágil e justa aos cidadãos que dependem do INSS.

O que é acerto pós-perícia do INSS?

Em regra, o resultado é liberado até 21h do mesmo dia. Caso não seja, é provável que você tenha de fazer o acerto pós-perícia.

Ou seja, será necessário apresentar mais documentos e informações que comprovem a sua incapacidade para o trabalho ou necessidade do benefício.

Sendo assim, se você não recebeu o resultado da perícia médica do INSS, é possível que tenha ocorrido algum erro com os seus dados ou faltou alguma informação essencial para prosseguir. 

Então, nossa recomendação é que você entre em contato com o INSS e verifique o que ocorreu para realizar a correção necessária.

Resultado da perícia médica do INSS não saiu mesmo após acerto pós-perícia 

Há situações em que mesmo tendo feito o acerto pós-perícia, o resultado da perícia não sai. Isso causa bastante aflição para aqueles que não podem trabalhar por estarem de licença e ainda não receberam o benefício. 

Por ser uma situação complexa, é importante verificar com o INSS o que ocorreu. Em algumas situações, o benefício pode ser negado e você terá de entrar com um recurso administrativo no próprio INSS.

Porém, existem casos em que a análise do INSS demora demais e, assim, poderá ser necessário acionar a Justiça para proteger seu direito como cidadão.

Nesse caso, entre em contato com advogados especialistas em INSS e Previdência Social. Assim, você terá o apoio adequado na busca pelo seu direito.

Perícia médica do INSS: qual o prazo para sair o resultado?

A perícia médica do INSS é um procedimento essencial para a concessão de benefícios previdenciários. Em média, o resultado é emitido dentro de 30 dias úteis. Porém, esse prazo pode variar dependendo de alguns fatores.

Há casos em que a complexidade da avaliação médica demanda mais tempo para que o perito analise minuciosamente todas as informações. 

Além disso, a disponibilidade de peritos também pode influenciar no prazo de emissão do resultado.

Por que o resultado da perícia médica está demorando?

Muitas vezes, os segurados ficam ansiosos pelo resultado da perícia médica do INSS e se perguntam por que está demorando tanto. Existem algumas razões para essa demora.

Primeiramente, o INSS é responsável por realizar uma quantidade significativa de perícias médicas diariamente, o que pode gerar uma sobrecarga de trabalho para os peritos.

Bem como, alguns processos podem ser mais complexos e exigir uma análise mais aprofundada. 

Nesses casos, é necessário que o perito avalie cuidadosamente toda a documentação médica e os laudos para tomar uma decisão justa e precisa.

Resultado da perícia médica: advogado especialista pode acelerar o processo?

Quando o resultado da perícia médica do INSS demora a sair, muitos segurados ficam frustrados e buscam alternativas para acelerar o processo. Nesse sentido, um advogado pode fazer a diferença.

Um advogado especializado em direito previdenciário conhece os trâmites do INSS e pode auxiliar o segurado em todas as etapas do processo.

Ele também pode atuar de forma estratégica, preparando toda a documentação necessária de maneira adequada, o que evita possíveis pendências e retrabalhos.

Dessa forma, poderá contribuir para que o resultado da perícia seja emitido de forma mais rápida e assertiva.

Resultado da perícia do INSS não saiu: o que fazer?

Normalmente, o problema para que o resultado da perícia não tenha saído está relacionado com a falta de outros documentos e informações.

Tendo em vista que a perícia é um dos últimos passos para receber o benefício, é fundamental ter sido aprovada para que o benefício seja liberado.

Então, se não recebeu o benefício, é necessário entrar no Meu INSS ou no número 135. Se tiver faltando dados, você deve fazer o acerto pós-perícia.

No entanto, mesmo que você não entre em contato, o INSS tem um prazo máximo de 5 dias para reportar quais são as documentações pendentes.

Ainda assim, é importante acompanhar o pedido para saber o quanto antes quando o resultado da perícia não sair.

Como consultar o resultado da perícia no Meu INSS?

Você pode consultar o resultado da perícia pela internet, acessando o site ou aplicativo Meu INSS para Android ou iOS.

No Meu INSS, pelo site ou aplicativo, você deve seguir os seguintes passos:

  • acesse o Meu INSS ou baixe o aplicativo para Android ou IOS;
  • clique em “entrar com gov.br” se você já tiver senha cadastrada; se não tiver, clique para entrar e, depois, em “crie sua conta” para fazer o seu cadastro;
  • depois de acessar, você vai clicar em “Agendamentos / Solicitações”;
  • agora, você precisa encontrar o pedido de aposentadoria e clicar no símbolo da lupa (veja abaixo);
  • em seguida clique na lupa, você vai descer até o final da página e clicar na opção “baixar processo”;
  • abra esse documento e verifique as informações sobre a aprovação ou negativa do pedido de aposentadoria.

Se o pedido foi deferido, significa que o benefício foi aprovado. Porém, se foi indeferido, o INSS negou o pedido.

Entretanto, se não tiver saído o resultado até 21h do mesmo dia, é possível que seja necessário o acerto pós-perícia, conforme expliquei acima.

Perícia médica do INSS: posso solicitar revisão do resultado?

Após a emissão do resultado da perícia médica do INSS, é possível que o segurado não concorde com a decisão tomada pelo perito. 

Nesse caso, é importante saber que é possível solicitar a revisão do resultado. Ou seja, você deve entrar com um pedido de revisão no prazo de até 30 dias a partir da data de ciência do resultado. 

Esse pedido, porém, deve ser fundamentado e conter argumentos consistentes. É importante, então, ressaltar que o pedido de revisão não implica na imediata concessão do benefício. 

A análise será realizada por outro perito médico, que irá reavaliar o caso de forma imparcial.

Conclusão

O resultado da perícia médica do INSS é de extrema importância para a concessão de benefícios previdenciários. 

Embora o prazo para a emissão do resultado possa variar, é essencial compreender que a demora pode estar relacionada a diversos fatores, como a complexidade do caso e a disponibilidade de peritos.

Nesses casos, contar com o auxílio de um advogado previdenciário pode acelerar o processo, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas de forma adequada. 

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook

Compartilhe esse conteúdo

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade