Artigos

INSS: prova de vida volta a ser obrigatória em maio

INSS: prova de vida volta a ser obrigatória em maio

Todos os anos, você deve fazer a prova de vida no INSS, porém, desde o início das medidas de restrição por conta da pandemia, em março de 2020, a comprovação foi suspensa, mas agora em 2021 volta a ser obrigatória. Veja os detalhes e o calendário!

O INSS publicou há poucos dias as regras para o retorno da prova de vida obrigatória, incluindo um calendário com as datas para os beneficiários.

Nessa mesma regra, o INSS ainda confirma que os aposentados e pensionistas que não efetuaram a fé de vida no período entre março de 2020 a abril de 2021, não terão o benefício cortado.

Calendário da prova de vida em 2021

Por conta da decisão do INSS, os bancos devem retornar com o atendimento e as demais rotinas que envolvem a prova de vida.

Assim, a partir deste mês de maio de 2021, os aposentados e pensionistas deverão se deslocar aos bancos para fazer essa comprovação e, assim, evitarem que o benefício seja suspenso.

Agora, as datas seguirão o prazo-limite do ano anterior, mas com os prazos vencendo neste ano. Veja o calendário:

Comprovação de vida que deveria ser feitas nos seguintes meses:Neste ano, deve ser feita nesses meses:
março e abril de 2020maio de 2021
maio e junho de 2020junho de 2021
julho e agosto de 2020julho de 2021
setembro e outubro de 2020agosto de 2021
novembro e dezembro de 2020setembro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021outubro de 2021
março e abril de 2021novembro de 2021

Com isso, o calendário mudou bastante, em especial, para os aposentados e pensionistas que fazem a prova de vida entre janeiro e abril.

O que acontece com quem não fizer a prova de vida?

Infelizmente, pode ocorrer o bloqueio dos pagamentos até que a pendência seja regularizada ou, até mesmo, o cancelamento definitivo do seu benefício.

Por que isso acontece? Essa regra foi criada para reduzir o número de fraudes aplicadas contra a Previdência Social, pois muitas pessoas recebiam os valores após o falecimento dos beneficiários.

O que fazer após ter o benefício suspenso? Você deve entrar em contato com o INSS através do telefone 135 e verificar se ainda é possível efetuar a prova de vida em atraso no seu banco.

Porém, na maioria dos casos, será preciso fazer um agendamento para você comparecer na agência do INSS, levar seu documento pessoal e, assim, fazer a comprovação que está vivo.

Recebo os valores que foram bloqueados? Sim, após a renovação, o sistema do INSS inclui os pagamentos de forma automática junto ao próximo pagamento, de acordo com o mesmo calendário que você já recebia.

O que fazer se o benefício for cancelado? Nesse caso, é preciso solicitar um novo benefício, devendo apresentar os mesmos documentos do pedido original.

Prova de vida digital em 2021

Há algum tempo, o INSS já planejava lançar a prova de vida digital. Porém, a pandemia fez o governo acelerar o lançamento desse projeto, que iniciou em 20/8/2020.

No início, fizeram alguns testes com cerca de 500 mil aposentados e pensionistas. Mas, em 2021, o governo ampliou para mais 5,3 milhões de beneficiários.

Inclusive, considero que esse novo método é excelente, porque evita aglomeração em agências bancárias, além de você não precisar se deslocar.

Atenção: a prova de vida é feita apenas pelo aplicativo Gov.br, não é por ligação e o INSS também não envia nenhum link para você por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Quem pode fazer a prova de vida digital?

Você só vai conseguir fazer a prova de vida digital se tiver feito o recadastramento do título de eleitor ou, ainda, se tiver a nova carteira de habilitação.

A prova de vida digital é feita por biometria facial e dispensa o comparecimento presencial ao banco em que você recebe o benefício, onde normalmente é feito o procedimento.

Nesse caso, o INSS pode enviar apenas uma notificação para você pelo aplicativo Meu INSS, no e-mail ou ligando do número 135. Mas nunca é enviado algum link.

Mais uma vez, recomendo que tome cuidado com as informações que receber, porque o INSS não liga perguntando nenhuma informação pessoal e nem envia link para você acessar.

Os beneficiários que puderem fazer a prova de vida digital, apenas serão informados que já podem fazer a sua fé de vida pelo celular.

O que achou dessas informações? Compartilhe! 

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.