Artigos

Calcular Valor da Aposentadoria

Como Calcular o Valor da Aposentadoria em 2023?

Não são raras as vezes em que o INSS paga valores menores do que são devidos de fato ao aposentado. Por isso, saber como calcular o valor da aposentadoria em 2023 é um passo importante para garantir que receba a quantia correta.

Ou seja, que você receba de acordo com as suas contribuições por toda a vida de trabalho, pois o cálculo errado pode fazer com que os valores recebidos sejam inferiores aos que realmente tem direito.

E não é só isso. O cálculo da aposentadoria também permite que a pessoa faça a programação de quanto irá receber. 

Assim, você pode analisar se compensa ou não contribuir com valores maiores, caso seja contribuinte facultativo, por exemplo. 

Por isso, para te ajudar a fazer os cálculos da aposentadoria de forma correta e que garanta os valores que são direito do aposentado, preparei este conteúdo. 

Aqui, você encontrará as regras e algumas dicas básicas sobre o cálculo do valor para aplicar em todas as formas de aposentadoria. Portanto, siga a leitura até o final.

Entenda como calcular o valor da aposentadoria em 2023

É essencial entender as regras e noções básicas para calcular o valor da aposentadoria em 2023. Afinal, são frequentes as mudanças nas normas do INSS que afetam todos os benefícios. 

No entanto, ter noção do regulamento é importante para saber a forma correta de realizar o cálculo. Dito isso, veja algumas dicas práticas, com um passo a passo que vai deixar o seu trabalho muito mais fácil.

Antes de mais nada, é preciso conhecer alguns conceitos essenciais para todos os benefícios do INSS. Confira. 

Diferença de carência e tempo de contribuição

Para começar, vale lembrar que a diferença entre carência e tempo de contribuição causa muitas dúvidas ao calcular o valor da aposentadoria em 2023. Mas fique tranquilo, pois é muito simples distinguir os dois conceitos. 

O tempo de contribuição se refere ao período em que a pessoa contribuiu para o INSS. A carência é a quantidade de contribuições mínimas que o INSS exige para que a pessoa tenha direito ao benefício. 

Salário de benefício

Saber o salário de benefício também é crucial para calcular a aposentadoria de forma correta. O salário base é calculado pela média simples dos salários de contribuição. 

Quer dizer: ele tem o objetivo de calcular a base do valor do benefício que o aposentado irá receber. Porém, para saber o valor final, é preciso calcular a renda mensal inicial, que você descobre no próximo tópico. 

Renda mensal inicial

A renda mensal inicial, ou RMI, é o valor final que o segurado vai receber todo mês. Em regra, ela se trata da multiplicação do salário de benefício pela alíquota de cada benefício. 

Por isso, o SB é apenas uma porcentagem do valor final que será pago pelo INSS. 

Renda mensal atual

Em alguns casos, é preciso calcular a renda mensal atual, ou RMA. Ela nada mais é do que a renda mensal inicial com a correção monetária atualizada. Em geral, a RMA precisa ser feita em janeiro e atinge todos os benefícios.

Em síntese, agora que você já tem uma noção de cada sigla e termos dos benefícios do INSS, siga a leitura e confira um passo a passo simples de como calcular o valor da aposentadoria.  

Como calcular o valor da aposentadoria em 2023? Veja o passo a passo

Este passo a passo se aplica a todos os benefícios do INSS, até mesmo àqueles que não se referem à aposentadoria. Entre eles, posso citar o salário-maternidade, o auxílio-acidente, o auxílio-doença, entre outros.

Até porque, todos os benefícios têm requisitos próprios, como idade, tempo de contribuição ou carência. Dessa forma, veja os primeiros passos e aprenda a calcular o valor da aposentadoria em 2023.

  • Calcule o tempo de contribuição e a carência;
  • Confira se estão presentes todos os requisitos da aposentadoria, ou seja, se a pessoa tem o tempo de contribuição e a carência necessários;
  • Faça a atualização monetária das contribuições;
  • Faça o cálculo do valor do salário de benefício;
  • Faça o cálculo da renda mensal inicial;
  • Se preciso, reajuste a renda mensal inicial para a renda mensal atual.

Feito isso, você já sabe qual valor do benefício será pago pelo INSS ao aposentado, todos os meses. Entretanto, além desse passo a passo, também é crucial saber uma fórmula simples e básica para facilitar esse cálculo.

Além disso, você pode aplicar essa fórmula em todos os benefícios, pois ela ajuda em um cálculo geral.

Assim, nos tópicos anteriores você viu que a renda mensal inicial, ou RMI, é a multiplicação do salário de benefício, ou SB, com a alíquota do benefício. 

Desse modo, a fórmula básica que você precisa saber é RMI = SB x alíquota. 

Porém, a alíquota depende de cada benefício. Por isso, ao calcular o valor da aposentadoria, é preciso saber qual é a alíquota correta, conforme a aposentadoria que vai pedir. 

Além disso, também é preciso ficar atento com as várias mudanças nas normas, em especial após a reforma da previdência.

Isso porque as alíquotas e requisitos dos benefícios mudam com muita frequência, então é importante sempre se atualizar.

Conclusão

Agora, você já sabe que calcular o valor da aposentadoria em 2023 é simples, mas precisa saber alguns termos técnicos.

Então, caso você tenha dúvidas sobre como calcular o valor do seu benefício, o ideal é procurar um advogado especialista na área

Esse profissional vai te orientar melhor, fazer os cálculos e te informar o valor que você deve receber. Afinal de contas, é crucial saber o valor correto para não receber valores menores do que são o seu direito.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.