Artigos

Quem trabalhou em 2 empregos tem direito à revisão da aposentadoria?

Quem trabalhou em 2 empregos tem direito à revisão da aposentadoria?

É cada vez mais comum trabalhar em dois empregos; nesse caso, é possível fazer a revisão da aposentadoria para aumentar o valor do benefício? Acompanhe!

A aposentadoria do INSS é calculada de acordo com a média dos salários que você recebeu durante a sua vida. É por isso que é importante ter os valores corretos no extrato previdenciário (CNIS).

Em algumas situações, também pode acontecer de você contribuir como autônomo, que é o contribuinte individual do INSS. Nesse caso, você precisa conferir se todos os valores aparecem no extrato.

O que é o extrato previdenciário?

O extrato previdenciário, também chamado de extrato CNIS, é um documento que tem todos os seus vínculos de emprego ou, ainda, os pagamentos como contribuinte individual ou facultativo.

Além disso, ele também serve como um histórico de todos os seus registros de trabalho, incluindo o valor da sua remuneração mensal.

Nesse documento, é possível confirmar:

  • a data do seu registro na Previdência Social
  • os valores dos salários de toda a sua vida
  • o tempo de contribuição e carência que você tem
  • os períodos em que você recebeu benefícios da Previdência, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros

Inclusive, quando você precisar de algum benefício da Previdência, incluindo a aposentadoria, o extrato previdenciário será um dos principais documentos analisados pelo INSS.

Agora que você já conhece o extrato que tem todo o seu histórico de trabalho, vamos voltar a falar sobre a revisão da aposentadoria.

Erros do INSS na liberação da aposentadoria 

Não é muito raro que aconteçam problemas na liberação dos benefícios do INSS; mas os erros nos cálculos podem acontecer porque tem informações erradas no sistema.

Por isso, comentei agora com você sobre o extrato previdenciário, ele é a base de cálculo da sua aposentadoria!

Na hora de pedir o benefício, se você não apresentar os documentos para pedir a correção no sistema, o valor do seu benefício vai ficar errado.

Essa é a mesma situação para quem trabalhou em 2 ou mais empregos ao mesmo tempo, pois é comum que o sistema reconheça apenas um vínculo de emprego.

Nesse caso, você pode informar a situação na hora do pedido de aposentadoria. Mas, se não pediu, ainda é possível solicitar a correção do valor para o INSS.

Quem trabalhou em dois empregos pode fazer a revisão da aposentadoria?

Sim, você que trabalhou em dois empregos, é possível pedir a revisão da sua aposentadoria! Até porque não são raros os erros do INSS.

Realmente, não são fáceis os cálculos para encontrar o valor da sua aposentadoria. Até porque tivemos alterações após a reforma da Previdência de 2019.

Em outros artigos que publiquei aqui no blog, expliquei como fazer o cálculo em cada aposentadoria. Acesse:

No entanto, existem erros que podem fazer com que o valor da sua aposentadoria fiquei incorreto!

Um desses erros acontece quando você trabalha em dois empregos ao mesmo tempo, é o que chamamos de atividades concomitantes ou simultâneas, porque o INSS não inclui os dois serviços.

Ao invés de somar todos os salários recebidos para encontrar a média, o INSS faz um cálculo da atividade principal (aquela em que você permaneceu por mais tempo empregado) e outro para a secundária (aquela com o menor tempo de contribuição).

Ou seja, o INSS considerou o cálculo os seguintes valores:

  • salário integral da atividade principal como média para o cálculo da aposentadoria
  • na atividade secundária, considerou apenas um percentual da média salarial

O resultado disso é a redução no valor do benefício que você vai receber! O certo é que o INSS some o valor das atividades trabalhadas ao mesmo tempo (concomitantes); depois, faça os cálculos para encontrar a média salarial.

Nesse caso, se você que trabalhou em dois empregos e o valor do benefício está incorreto, é possível pedir a revisão da sua aposentadoria do INSS.

Inclusive, você mesmo pode iniciar a ação judicial ou, ainda, procurar uma advogada para lhe ajudar a organizar todos os documentos, além de evitar erros durante o processo.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.