Artigos

Como prorrogar o auxílio-doença?

Como prorrogar o auxílio-doença?

É possível receber o auxílio-doença do INSS quando você está incapacitado para o trabalho, em razão de doença ou acidente. Assim, nesse período você pode receber um valor mensal do INSS.

Porém, é comum a liberação por um prazo determinado pela perícia médica. Mas pode acontecer de você ainda não conseguir retornar ao trabalho.

Nesse caso, você pode solicitar a prorrogação do pagamento do auxílio, passar por uma nova perícia e, assim, continuar afastado até terminar a sua recuperação.

Conheça agora como você pode prorrogar o auxílio-doença!

Passo a passo para prorrogar o auxílio-doença

O pedido para prorrogar o auxílio-doença pode ser feito pelo telefone 135 ou pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS.

Atualmente, a maneira mais prática é pelo Meu INSS. Ele foi criado para você acessar os serviços do INSS e da Previdência Social pelo computador ou no aplicativo para celular (Android ou iOS).

Inclusive, em razão da pandemia de coronavírus, as agências do INSS foram fechadas para atendimento presencial. E o Meu INSS foi o único meio para prorrogar o auxílio-doença.

No aplicativo, você mesmo preenche as informações, envia os documentos (em PDF) e faz o pedido de prorrogação. No Meu INSS, pelo site ou no aplicativo, siga esses passos:

  • acesse o site gov.br/meuinss ou baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  • clique em Entrar se você já tiver senha cadastrada; ou clique em Cadastrar Senha para fazer o seu cadastro;

Observação: se você não tiver a senha ou não conseguiu se cadastrar, também é possível fazer a solicitação para prorrogar o auxílio-doença. Siga os passos seguintes, mas acessando pela página inicial do Meu INSS.

  • clique na opção Agendamentos/Solicitações;
  • Clique em Novo Requerimento;
  • digite a palavra “prorrogação” e clique em Pedido de prorrogação com documento médico;
  • confirme seu dados, digite o Número do Benefício e clique Avançar;
  • nesse momento, você deve anexar o documento de identificação e o atestado médico; tire foto desses documentos e inclua no pedido; depois, clique em Avançar;
  • Informe seu CEP no campo indicado e clique em Consultar; selecione a agência de sua preferência e clique em Avançar;
  • Verifique se todos os dados do seu pedido para prorrogar o auxílio-doença estão corretos, marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em Avançar. Em seguida, clique em Gerar comprovante para arquivar em seu celular. Agora é só aguardar a resposta do INSS, é possível acessar o andamento em Agendamentos/Solicitações.

Atenção! O pedido deve ser feito 15 dias antes de o benefício ser encerrado. Se você não fizer no prazo, terá o benefício cancelado e, assim, precisará solicitar um novo auxílio-doença.

Agora que as agências estão sendo reabertas, o INSS deve informar quais são os procedimentos para solicitar a diferença desse valor. Além disso, você terá de passar por uma nova perícia médica.


O que você achou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar e continue acompanhando nosso blog para saber tudo sobre a Previdência Social e os benefícios que você pode receber do INSS.

No entanto, se tiver problemas em relação ao auxílio-doença do INSS, recomendo que fale com advogadas especialistas em INSS. Assim, você conhece os seus direitos e tem a melhor orientação!

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.