Artigos

Cumprir exigência do INSS: como fazer?

Cumprir exigência do INSS: como fazer?

Depois de pedir benefícios no INSS, você precisa aguardar a análise do pedido. Além disso, é possível que o INSS envie uma notificação para você cumprir uma exigência; mas como fazer isso? Acompanhe!

Após fazer o seu pedido de aposentadoria, pensão, auxílio e outros benefícios, é possível que você tenha de apresentar mais documentos para o INSS.

Isso acontece porque podem faltar documentos essenciais para a análise do seu pedido de benefício. Então, caso não sejam apresentados, a sua solicitação pode ser negada pelo INSS.

Cumprir exigência no INSS: o que é isso?

Quando você precisa pedir algum benefício do INSS, como aposentadoria, pensão, auxílio e demais benefícios, é necessário levar vários documentos para comprovar a necessidade ou, ainda, que cumpriu os requisitos.

Dentre os documentos básicos estão o RG, CPF e comprovante de endereço. Porém, no caso de auxílio-doença ou acidente, por exemplo, é obrigatório apresentar atestados, exames, laudos e receitas.

O motivo é que no auxílio-doença é preciso comprovar a incapacidade para o trabalho, e são esses documentos que podem ajudar na análise do seu pedido.

Agora, em relação à aposentadoria, por exemplo, talvez o INSS não tenha no sistema todas as informações sobre o período de contribuição, ou seja, o tempo de serviço com carteira assinada.

Assim, você precisa levar as suas carteiras de trabalho para comprovar a relação de emprego, o tempo de contribuição e a empresa em que trabalhou.

Com isso, o INSS pode enviar uma carta ou e-mail e, até mesmo, fazer uma ligação informando que faltam esses documentos. Assim, dão um prazo limite para cumprir essa exigência.

Então, cumprir a exigência do INSS significa que você deve levar mais documentos ou apresentar mais informações e justificativas para que eles concluam a análise do seu pedido.

Cumprir exigência no INSS: como fazer?

Agora, sabemos que o cumprimento de exigência ocorre quando os pedidos estão incompletos porque faltam informações e documentos.

Nesse caso, existem duas formas para você cumprir a exigência do INSS: pela internet ou presencial nas agências da Previdência Social.

Para conseguir o atendimento presencial, você precisa agendar pelo Meu INSS ou pelo telefone 135, o atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Porém, é mais prático cumprir a exigência pelo Meu INSS. Veja o passo a passo:

  1. acesse o site Meu INSS (gov.br/meuinss) ou aplicativo (iOS e Android);
  2. se você tiver senha, clique em “Entrar”; se ainda não tem cadastro, clique aqui e saiba como fazer;
  3. após acessar com o seu CPF e senha, na tela inicial, clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  1. localize o pedido e clique no símbolo da lupa;
  1. agora, no final da página verifique a notificação do INSS e quais informações e documentos estão faltando;
  2. se já tiver com esses documentos, encontre o link “Cumprir Exigência”, clique o sinal + e inclua esses documentos que estão faltando, também é obrigatório escrever informações.

Por fim, clique em “Avançar” até finalizar o seu pedido. Após finalizar, você deve aguardar o retorno no INSS e acompanhar todo o processo pelo Meu INSS.

Confira o vídeo explicativo feito pelo INSS, incluindo essas etapas que informei acima para você cumprir as exigências:

O que acontece se não cumprir as exigências?

Comentei algumas vezes que o cumprimento de exigências do INSS se refere à falta de documentos e informações essenciais para aprovação do seu benefício.

Após receber a notificação, em geral, você tem até 30 dias para responder ao pedido do INSS.

Porém, caso você deixe de prestar informações ou enviar documentos, é muito provável que ocorrerá a negativa do seu benefício.

E essa negativa será péssima para você, pois será preciso entrar com recurso administrativo ou, até mesmo, uma ação na Justiça para conseguir aprovação do seu benefício.

Então, trate essa notificação do INSS com urgência e prioridade para responder quanto antes. Assim, você evita problemas e consegue a aprovação mais rápida do seu benefício.

No entanto, se tiver dúvidas ou problemas para cumprir a exigência, recomendo que você fale com uma advogada especializada em INSS e Previdência Social.

▶️ Clique aqui para falar com especialistas em INSS e Previdência Social

▶️ Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Jusbrasil

Compartilhe esse conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Queremos entender melhor o seu caso e te ajudar de acordo com sua necessidade.